Gestão de recursos educacionais

A otimização dos recursos educacionais pelos entes federados para a melhoria da educação no Brasil.

Para maiores informações:

Certamente, o tema da educação é um dos assuntos mais discutidos nas últimas décadas.

Criar meios para que a educação atinja um melhor nível de qualidade é o maior desafio que o país enfrenta.

A educação no Brasil sempre foi um dos temas centrais de debate na política e sociedade.

Com a Constituição Federal de 1988, a questão educacional ganhou respaldo quanto à garantia de aplicabilidade de um mínimo de receitas tributárias para a área em tela.

Uma série de vinculações obrigatórias foram criadas nas últimas décadas, a fim de garantir um percentual mínimo de recursos públicos no setor educacional.

Recentemente, no final de 2020, o Congresso Nacional aprovou o chamado “novo FUNDEB”, trazendo uma série de inovações no tocante ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Elaboramos, inclusive, um e-book que trata sobre a nova normatização aprovada para o FUNDEB. Cadastre-se no nosso site e baixe a versão. Você terá uma ideia melhor sobre as mudanças do novo FUNDEB.

Nosso trabalho está direcionado para ajudar aos municípios, sobretudo os de pequeno porte, para que não tenham problemas e consigam otimizar os recursos educacionais nas suas localidades.

Em razão da burocracia que é uma característica do Brasil, há uma série de peculiaridades que os gestores municipais precisam saber para que o município não sofra com uma subutilização dos recursos voltados para a educação.

O acompanhamento da correta aplicação de recursos vinculados a programas específicos junto com a respectiva prestação de contas é de suma importância para qualquer gestor educacional.

Há inúmeros programas educacionais que ficam a cargo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, uma autarquia ligada ao Ministério da Educação, que controla a correta aplicação dos recursos direcionados a cada um dos seus programas.

Dentro desse contexto e com grande experiência na área dos diversos projetos e programas ligados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, bem como do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o escritório vem apresentar a sua proposta de atuar como um facilitador para que municípios consigam otimizar seus recursos educacionais.

Processos que envolvem o monitoramento dos recursos, bem como sua prestação de contas, são a proposta do escritório, a fim de propiciar à sociedade uma educação de maior qualidade.

Acreditamos que uma gestão eficiente dos recursos educacional na ponta, ou seja, diretamente no município pode trazer um ganho para a educação daquela localidade.

Muitas vezes não é a falta de recursos que traz problemas para a educação no Brasil, mas sim a otimização dos recursos a ela destinados.

Um trabalho de consultoria voltado para os recursos educacionais pode propiciar para o município um melhor aproveitamento dos recursos, o que refletirá na melhoria da educação de crianças e adolescentes.

Para maiores informações: